Maria Antonia Malajovich é bióloga, com Licenciatura em Ciências Biológicas (UBA, Argentina), mestrado e doutorado em Genética pela UFRJ (Brasil). Foi bolsista da CAPES e CNPq (Brasil), do Ministério das Relações Exteriores da França, da World ORT e da Universidade das Nações Unidas (UNU-BIOLAC).
Exerceu a docência no Collège Français e no Lycée Franco-Argentin Jean Mermoz em Buenos Aires, no Lycée Molière de Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - e como Professora visitante na Universidade ORT Uruguay. Desempenhou as funções de Professora e Coordenadora de Ciências e de Biotecnologia no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro (1990-2015).
Ao longo de mais de trinta anos dedicados ao ensino científico e tecnológico, ministrou cursos e palestras de Biotecnologia em vários países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Peru, Uruguai e Venezuela). Atua na área de Educação Científica e Tecnológica, com ênfase especial em Biotecnologia, sendo autora dos livros BIOTECNOLOGIA publicado no Brasil (Axcell Books do Brasil, 2004) e na Argentina (Universidad de Quilmes Editorial, 2006, 2012), dos e-books BIOTECNOLOGIA 2016- segunda edição atualizada, ENSINO DE BIOTECNOLOGIA (2017) e BIOTECNOLOGÍA Segunda edición actualizada (2012). Também é autora de artigos, manuais, roteiros e guias de atividades práticas, do site Biotecnologia: Ensino e Divulgação e de sua versão em espanhol Biotecnología: enseñanza y divulgación.
Em 2008, recebeu o prêmio Beatrice Wand-Polak, outorgado por World ORT aos Professores que se destacam no desenvolvimento de novos programas, materiais e tecnologias educacionais. Em 2011, foi homenageada pelo Dia do Biólogo, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em reconhecimento à sua dedicação em defesa da Biodiversidade e do Meio Ambiente. Entre 2011 e 2015 integrou a direção científica da Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO), colaborando com a formação prática dos representantes do Brasil às Olimpíadas internacionais (IBO) e ibero-americanas de Biologia (OIAB). Diretora Científica da empresa ACTE - Treinamento e Desenvolvimento (2015-2019). Integrou a Comissão Técnica de Biotecnologia do Conselho Federal de Biologia (CFBio) (2015-2019).
Bióloga 60962/02 ID Lattes: 0893274439208456
MALAJOVICH M. A. O Ensino de Biotecnologia. Primeira Edição. Rio de Janeiro, 2017.
e-book - ISBN 978-85-921077-1-0
MALAJOVICH M. A. Biotecnología. Segunda Edição, atualizada. Rio de Janeiro, 2016.
e-book - ISBN 978-85-921077-0-3
MUÑOZ-MALAJOVICH, M. Vendavales. In: Penchaszadeh, P. et al. Exactas exiliada. 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: EUDEBA, 2016. p. 135.
MALAJOVICH M.A.M. de. Biotecnología. Bernal, Editora de la Universidad Nacional de Quilmes, Argentina, 2007.
MALAJOVICH M.A. Biotecnologia. Rio de Janeiro, Axcell Books do Brasil, 2004.
2020 Educação em Biotecnologia-Educación en Biotecnología / BTeduc
2010-2020 Biotecnologia: Ensino e Divulgação / Biotecnología: Enseñanza y Divulgación / BTeduc
Desde 2010, divulgação de notícias de Biotecnologia, via Facebook nas páginas Biotecnologia: ensino e divulgação e Biotecnología: enseñanza y divulgación
MALAJOVICH, M. A. M. Vinagres - Série Biotecnologia na Vida Cotidiana -. Rio de Janeiro: Edições da Biblioteca Max Feffer do Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro, 2009 (Manual de Atividades Práticas de Biotecnologia).
MALAJOVICH, M. A. M. Vinhos - Série Biotecnologia na Vida Cotidiana -. Rio de Janeiro: Edições da Biblioteca Max Feffer do Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro, 2009 (Manual de Atividades Práticas de Biotecnologia).
MALAJOVICH, M. A. M. Lava-roupas biológicos - Série Biotecnologia na Vida Cotidiana -. Rio de Janeiro: Edições da Biblioteca Max Feffer do Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro, 2009 (Manual de Atividades Práticas de Biotecnologia).
MALAJOVICH, M. A. M. Biotecnología y vida cotidiana: vinos y vinagres. Buenos Aires: Argenbio, 2008 (Manual de Atividades Práticas de Biotecnologia).
MALAJOVICH, M. A. M. Biotecnologia y vida cotidiana: lavando la ropa con enzimas. Buenos Aires: Argenbio, 2007 (Manual de Atividades Práticas de Biotecnologia).
MALAJOVICH M.A.M. Fazer vinagre não é deixar o vinho azedar. Cadernos de Biotecnologia, 1990.
MALAJOVICH M.A.M. Engenharia Genética, leveduras e amilases. Cadernos de Biotecnologia, 1990.
MALAJOVICH M.A.M. Bioplásticos
MANN V.S. e MALAJOVICH M.A. A construção de uma cultura de segurança. Anais do VIII Congresso de Biossegurança (Salvador, Bahia), 2013
MALAJOVICH M.A. O ensino de biotecnologia: enfrentando desafios. Anais do Congresso de Biossegurança (Ouro Preto, MG), 2007
MALAJOVICH M.A. Da montagem de um experimento à experimentação: as leveduras e a panificação. Enviado à Revista Biopop e divulgado por ANBIO em 2007, como complemento da apresentação no Simpósio de Popularização da Biotecnologia realizado em Ouro Preto (MG).
MALAJOVICH M.A. O Curso Técnico em Biotecnologia do Instituto de Tecnologia ORT. Biopop 1:1, 2005.
MALAJOVICH M.A. Bioética no Ensino Médio. Texto elaborado para o Curso de Bioética na Ciencia: uma introdução (UNU-BIOLAC) e Facultad de Ciencias Exactas y Naturales (UBA, Argentina), 2004.
MALAJOVICH M.A.M. Formação de Biotecnólogos de Nível Médio. Coletânea do V Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”: 95. Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1994.
MALAJOVICH M.A.M. (1994). Ética e Tecnologia no Segundo Grau: O que discutir? Como discutir? Coletânea do V Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”: 60. Faculdade de Educação, USP, São Paulo.
MALAJOVICH M.A.M. e ROITMAN S. Introdução de Tópicos de Biotecnologia nos Cursos de Biologia no Segundo Grau. Coletânea do IV Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”: 204-206. Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1991.
SID CARVALHO C. e MALAJOVICH M.A.M. Biotecnologia no Primeiro Grau? Ciên. e. Cult. 41 (Supl) : 129., 1989
MALAJOVICH M.A.M. Uma experiência de Biotecnologia no Segundo Grau: obtenção de etanol em um fermentador escolar. Ciên.e Cult. 41 (Supl) : 129, 1989.
2019
Importância da formação básica do Biólogo para atuação em áreas de sombreamento com outras profissões. Forum Nacional organizado pelo Conselho Federal de Biologia. Brasília, 14/09.
2018
O que preciso saber para trabalhar com Biotecnologia. XXIV Encontro de Biologia (ENBIO) organizado pelo Conselho Regional de Biologia, segunda região. Rio de Janeiro 18/10.
2017
Novas tecnologias de edição de genes: o impacto na sociedade. Apresentação no XXIII Encontro de Biologia (ENBIO) organizado pelo Conselho Regional de Biologia, segunda região, em Vitória, Espírito Santo, 1/12.
2016
Biodiversidade sob a ótica da biotecnologia. Participação na mesa redonda “Os grandes desafios da humanidade”, no XXII Encontro de Biologia (ENBIO) organizado pelo Conselho Regional de Biologia, segunda região. Rio de Janeiro, 23/11.
Biotecnología, economía y sociedad. Conferencia abierta al público, en la Universidad ORT Uruguay, Montevideo, 07/10. Vídeo (Esp) disponibilizado no site do ORT Uruguay.
Avances en Biotecnología. Conferencia sobre nuevos avances en Biotecnología para las áreas de Farmacia, Bioquímica y Biología, en la Facultad de Ciencias Químico Farmacéuticas y Bioquímicas de la Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca, Sucre, Bolivia (11/08).
Biotecnología = Bio + Tecnología. Conferencia sobre Biotecnología, principio y aplicaciones, en la Facultad de Tecnología de la Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca. Sucre, Bolivia (10/08).
2015
Biotecnología y Enfermedades Emergentes. Ebola, Dengue, Chikungunya y Zika. ¿Y después? Conferencia abierta al público, en la Universidad ORT Uruguay, Montevideo, 26/04
Ciencia y sociedad en el siglo XXI: Biología sintética. Conferencia para alumnos del curso de Biotecnología de la Universidad ORT Uruguay, en Montevideo, 07/10.
Conservando la biodiversidad: un estudio sobre la nutria-gigante en Amazonia.Presentación del problema y videoconferencia de la bióloga Vania Fonseca sobre su trabajo en Amazonia, con alumnos de CIMORT-México y sus profesoras Marlene Puente y Juanita Puentes. Con la colaboración de Maria Antonia Malajovich y Vítor S. Mann. PDF (E) para download (6.263 KB) Vídeo (E) para download (37.487 KB)
Primeiros passos para uma cultura de segurança (Vitor S. Mann e Maria Antonia Malajovich). Painel apresentado no IX Congresso de Biossegurança organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO) realizado na cidade de Porto Alegre (RS, Brasil) de 29/09 a 1/10.
Cinco anos do site Biotecnologia: ensino e divulgação. Painel apresentado no IX Congresso de Biossegurança organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO) realizado na cidade de Porto Alegre (RS, Brasil) de 29/9 a 1/10.
Histórias das Ciências da Vida – Biotecnologia. Mesa redonda “Atuações profissionais nas áreas de Meio Ambiente, Biotecnologia e Saúde” no XXI ENBIO organizado pelo CRBio2, no Rio de Janeiro (23/09). Participantes: Márcia Chame dos Santos Conselho Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Fiocruz), Maria Antonia Malajovich (BTeduc) e Marta Júlia Faro dos Santos Costa (Instituto Oswaldo Cruz).
O site Biotecnologia: ensino e divulgação. Apresentação do site aos ganhadores da Olimpíada Brasileira de Biologia, no curso de treinamento organizado pela Associação Nacional de Biossegurança, no CRBio2, Rio de Janeiro (8/06).
2014
Biotecnologia e educação: setor agroambiental. Participação na Mesa Redonda “Biotecnologia e Agricultura Familiar”, no 6º Encontro Bienal de Biossegurança do Espírito Santo e RENORBIO, realizado no Núcleo de Biotecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (31/09/2014). PDF
Biotecnologia e alimentos: desafios da década. Palestra em Homenagem ao Dia do Biólogo. Evento organizado pelo Conselho Regional de Biologia, 2ª Região, no Rio de Janeiro (04/09/2014). PDF (P) para download (1.126 KB).
O Ensino de Biotecnologia: as atividades práticas no Ensino Fundamental.Palestra para professores de Ciências e de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Petrolina, Pernambuco 30/05.
2013
Educação em Biossegurança. Mesa redonda no VIII Congresso de Biossegurança organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO) realizado na cidade de Salvador (BA, Brasil) de 23-27 de setembro de 2013.
Participantes: Coordenadora Dra. Maria Antonia Malajovich (ORT Brasil, ANBIO), Dra. Susana Fink (Argentina), Dra. Rosa Galdino (UFRPe), Dra. Aldenir de Oliveira Alves (UFRPe), Dra. Deise Maria Fontana Capalbo (Embrapa), Dra Olívia Arantes (Lac-Biosafety), Dr. Flávio Rocha da Silva (IOC, Fiocruz), Dr. Rubens Oda (ANBIO).
A construção de uma cultura de segurança (Vitor S. Mann e M. A. Malajovich). Painel apresentado no VIII Congresso de Biossegurança organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO) realizado na cidade de Salvador (BA, Brasil) de 23 a 27 de setembro.
A Biotecnologia no Século XXI. Palestra em Homenagem ao Dia do Biólogo. Evento organizado pelo Conselho Regional de Biologia, 2ª Região, no Rio de Janeiro, 2/09.
Biossegurança. Na cerimônia de premiação dos ganhadores da IX Olimpíada Brasileira de Biologia. Organizada pela Associação Nacional de Biossegurança e realizada no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro 08/07.
2012
Biossegurança. Aula para os alunos da disciplina Ambiente e Saúde (Professores Michelle Sampaio e Carlos Augusto Figueiredo) Ciências Biológicas, UNIRIO, Rio de Janeiro, 26/09.
Biotecnologia e biossegurança. Palestra para os alunos da disciplina Ética, Biossegurança e Controle de Qualidade (Profa Carolina Braga), curso de Ciências Biológicas - Biotecnologia, UFRJ, Polo de Xerém, 27/04.
Instituto de Tecnologia ORT: 20 anos de capacitação de recursos humanos na área de Biotecnologia. Apresentação no Fórum sobre Recursos Humanos em Biotecnologia no Estado do Rio de Janeiro, organizado pelo Grupo Executivo do Complexo Industrial das Ciências da Vida do Estado do Rio de Janeiro (GECIV-RJ), 02/03.
2011
Biossegurança. Mesa Redonda no IV CBIO e XX ENBIO, organizado pelo CRBio 2 na UERJ (Rio de Janeiro), 5/10.
Participantes: Dra. Maria Antonia Malajovich (ORT Brasil), Dr. Alexandre Ribeiro Bello (UERJ, RJ) e Dr. Marcos Aurélio de Souza Lima (Famath).
O profissional de biossegurança: requisitos mínimos para uma proposta curricular. Mesa Redonda no VII Congresso de Biossegurança organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO) realizado na cidade de Joinville (SC, Brasil) de 19-23 de setembro. Participantes: Coordenador Dr. Jorge Luiz Araújo, (UFPE, Brasil), Dra. Esmeralda Prat (EBSA, Bélgica), Dr. Alexandre Bello (UERJ, Brasil), Dra. Maria Antonia Malajovich (ORT Brasil), Dra. Thais Sincero (UFSC, Brasil).
Biotecnología y Arte. Conferencia en la Universidad ORT Uruguay. Montevideo, Uruguay, 23/08.
Biotecnología y Educación. Conferencia para docentes de ORT Argentina (Buenos Aires, Argentina, 30/06).
Biotecnología, estado del arte y perspectivas. Conferencia para alumnos de ORT Argentina. Buenos Aires, Argentina.
Biotecnologia e Sociedade. Aula magna ministrada no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) em Volta Redonda, Rio de Janeiro, 9/02.
2010
A experimentação: estímulo ou necessidade para uma formação em Biociências. Palestra pronunciada no Seminário “Formação de Multiplicadores: Biociências como uma ferramenta para a humanidade”, organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO) e pela UNU-BIOLAC. No Colégio Pedro II (São Cristovão), Rio de Janeiro, 16/09.
Biotecnologia e meio ambiente. Palestra pronunciada na UNIFESO, Teresópolis (RJ), 18/06.
2009
Biossegurança: da teoria à prática no ensino de Biotecnologia. Palestra pronunciada no VI Congreso de Biossegurança organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO). UERJ, Rio de Janeiro, 25/09.
O profissional de biossegurança: requisitos mínimos para uma proposta curricular. Mesa redonda no VI Congreso de Biossegurança organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO) realizado na UERJ, Rio de Janeiro (25/09).
Participantes: Dra Lúcia de Souza, Coord. (ANBIO), Dra Esmeralda Prat (Bayer Crop Science, EBSA, Bélgica), Dr. Edgar E. Sevilla-Reyes (AMEXBIO, México), Dra. Maria Antonia Malajovich (ORT Brasil), Dr. Pedro Binsfeld (Ministério de Saúde, Brasil), Dr. Edmundo Grisard (UFSC, Brasil).
Teoria e Prática no Ensino de Ciências. Mesa redonda no Segundo Congresso de Biologia (ENBIO) organizado pelo Conselho Regional de Biologia, 2ª Região e realizado no Rio de Janeiro, (16 e 17/9). Participantes: Dra. Maria Antonia Malajovich, Dra. Danielle Grynszpan (Fiocruz) e Dra. Vera lúcia Vaz Agarez (UVA).
2008
Educação em Biotecnologia. Palestra pronunciada no Primeiro Congresso de Biologia (ENBIO) organizado pelo Conselho Regional de Biologia, 2a Região (Rio de Janeiro, 16 e 17/9).
2007
O ensino de Biotecnología: enfrentando desafios. Palestra pronunciada no II Simpósio de Popularização da Biotecnologia, ANBIO, Apoio UNESCO (Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais 22/09).
Cómo la revolución biotecnológica afecta nuestras vidas. Conferencia abierta al público, en el Colegio León Pinelo (Lima, Perú, 28/08).
Discurso en la Sociedad Científica Argentina, para la presentación del libro “Biotecnología” publicado por la Editora de la Universidad de Quilmes (Buenos Aires, Argentina)
2006
Biotecnologia na sala de aula: as atividades experimentais. Palestra pronunciada no Projeto Educar, Associação Nacional de Biossegurança (Univercidade, Rio de Janeiro, 2/09.
2005
Biotecnología, mito y realidad. Conferencia pronunciada en el Instituto de Educación de la Universidad ORT Uruguay (Montevideo, Uruguay 17/11.
Biotecnologias e Meio Ambiente: o caso da água. Palestra pronunciada no Instituto de Tecnologia ORT em ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Rio de Janeiro, 6/10).
BIOtecnologia. Palestra inaugural do 10 Workshop de Biotecnologia da UNINCOR (Três Corações, Minas Gerais, 15 de abril)
2000
Developing a new curriculum in Biotechnology for High School: Information Technology Tools. Palestra para Chefes de Departamento de instituições educativas de vários paises, no World ORT Wingate Seminar (Londres, 16 a 21 de julho, 2000).
Organismos transgénicos: aspectos de bioseguridad. Conferencia en las Quintas Jornadas sobre Metodología de la Enseññanza de las Ciencias (Escuela Integral Hebreo Uruguaya, Montevideo, Uruguay).
1997
O impacto das biotecnologias na sociedade atual. Palestra pronunciada no Rotary Club de Urca, Rio de Janeiro.
1996
Biotecnología: Novedades para la Introducción en los Programas de Estudio. Conferencia en las Terceras Jornadas sobre Metodología de la Enseñanza de las Ciencias (Escuela Integral Hebreo Uruguaya, Montevideo, Uruguay).
1994
Ética e Tecnologia no Segundo Grau: O que discutir? Como discutir?
Formação de Biotecnólogos de Nível Médio
Autoconstrução do saber e do fazer em Biotecnologia.Apresentações no IV Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia” (Faculdade de Educação, USP, São Paulo).
1991
Introdução de Tópicos de Biotecnologia nos Cursos de Biologia no Segundo Grau. Apresentação no V Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia” (Faculdade de Educação, USP, São Paulo).
1990
Biotecnología. Palestra pronunciada na VIII Semana de Biología, Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE).
1986
Biotecnologia no Segundo Grau. Mesa Redonda realizada no ORT São Paulo.Participantes: O.Frota Pessoa (USP), M.A.Santini (USP), E.Aquarone (USP), B.R.Castellani (Coordenação de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Educação, SP) e M.A.Malajovich (ORT, Rio de Janeiro).
2016
Biotecnología, Bioética y Sociedad. Curso para alumnos del Doctorado en Biotecnología de la Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca. Sucre, Bolivia 8/08 a 12/08.
Educação em Biotecnologia. Minicurso ministrado no 10 Congresso De Biotecnologia da Região Sul (BIOTECSUL) organizado pela Pró-Reitoria de pesquisa, Extensão e Pós-Graduação – Propex e pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGBiotec) UNIVATES, Lajeado (RS) 13/07.
Biotecnología y Enfermedades Emergentes. Dengue, Chikungunya y Zika. ¿Estamos preparados? Curso para alumnos de Biotecnología de la Universidad ORT Uruguay, en Montevideo, 25,27 y 29/04.
2012
Treinamento prático dos vencedores da VIII Olimpíada Brasileira de Biologia.
Com Vitor Soares Mann e Éllen Pombal, no Núcleo Experimental de Estudos Ambientais (NEDEA) e no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro, dias 1, 2 e 3 de julho.
Biotecnologia Ambiental.
Oficina para biólogos e professores de Biologia, auspiciada pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-2) no marco da Conferência Rio + 20, e ministrada conjuntamente com Vitor Soares Mann, no Instituto de Tecnologia ORT, dia 20 de junho.
2011
Biotecnología y Sociedad. Curso para estudiantes de Biotecnología de la Universidad ORT Uruguay (Montevideo, Uruguay, 22 a 24 de agosto) 9 horas-aula.
2008
Biotecnologia: Por qué ensinar? Como ensinar? Curso para Biólogos e estudantes de Biologia, ministrado no Conselho Regional de Biologia, 2ª Região. (Rio de Janeiro, 28/10 e 4/11, 12 horas-aula).
Organização e coordenação do segundo “Curso de Educação ambiental” para alunos de Escolas Públicas. Ministrado no Instituto de Tecnologia ORT de Rio de Janeiro em colaboração com o Instituto Rogério Steinberg e o Instituto Unibanco (Julho-Agosto, 30 horas-aula).
Organização e coordenação do segundo “Curso de Iniciação às Ciências II” para alunos de Escolas Públicas. Ministrado no Instituto de Tecnologia ORT de Rio de Janeiro em colaboração com o Instituto Rogério Steinberg e o Instituto Unibanco, (Maio-Junho, 30 horas-aula).
2007
Introducción de Biotecnología en los programas de enseñanza.Taller para los Profesores de Biología, Química, Física, Matemáticas e Informática del Colegio León Pinelo de Lima (Lima, Perú, 27-29 de Agosto, 12 horas-aula)
Organização e coordenação do primeiro “Curso de Educação Ambiental” para alunos de Escolas Públicas. Ministrado no Instituto de Tecnologia ORT em colaboração com o Instituto Rogério Steinberg e o Instituto Unibanco (Rio de Janeiro, julho-agosto, 30 horas-aula).
Organização e coordenação do “Curso de Iniciação às Ciências I” para alunos de Escolas PúblicasMinistrado no Instituto de Tecnologia ORT em colaboração com o Instituto Rogério Steinberg e o Instituto Unibanco (Rio de Janeiro, maio - junho, 30 horas-aula).
2006
Organização e coordenação do primeiro “Curso de Iniciação às Ciências” para alunos de Escolas Públicas. Ministrado no Instituto de Tecnologia ORT em colaboração com o Instituto Rogério Steinberg e o Instituto Unibanco (Rio de Janeiro, abril-maio, 30 horas-aula).
Biotecnología y Educación Ambiental.Taller de actualización docente, en el Instituto de Educación de la Universidad ORT Uruguay (Montevideo, Uruguay, 18/11, 8 horas-aula).
2000
De surfistas y navegantes: como orientarse en la Internet. Taller para docentes en las Quintas Jornadas sobre Metodología de la Enseñanza de las Ciencias (Instituto Ariel, Montevideo, Uruguay).
Bioética: la vaca salada. Taller para docentes en las Quintas Jornadas sobre Metodología de la Enseñanza de las Ciencias (Escuela Integral Hebreo Uruguaya, Montevideo, Uruguay).
1996
Iniciação à Biotecnologia. Cursos de 20 horas para alunos do Colégio Pedro II, U.E. Humaitá II, ministrados no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro.
Asesoramiento a ORT Venezuela sobre la introducción de Biotecnología en los programas de estudio del Liceo Moral y Luces Herzl Bialik.
1995
Biotecnologia. Segundo curso para alunos do Colégio Pedro II, ministrado no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro.
1994
Enseñanza de Biotecnología. Seminario organizado por ORT Venezuela para los Profesores de Química y Biología del Liceo Moral y Luces Herzl Bialik (Caracas, Venezuela; 19 a 22/07, 30 horas-aula).
Biotecnologia. Curso para alunos do Colégio Pedro II, ministrado no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro.
1991
Asesoramiento a ORT Venezuela sobre la introducción de Biotecnología en los programas de estudio del Liceo Moral y Luces Herzl Bialik.
Enseñanza de Biotecnología. Curso para los Profesores de Química y Biología del Liceo Moral y Luces Herzl Bialik, organizado por ORT Venezuela (Caracas, Venezuela, 22 a 26/07, 35 horas-aula).
1990
Introdução à Biotecnologia para Professores do Segundo Grau. Curso para Professores monistrado no Instituto de Tecnologia ORT de São Paulo (13 a 14/11, 6 horas-aula).
Introdução à Biotecnologia para Professores do Segundo Grau. Curso ministrado no Instituto de Tecnologia ORT de Rio de Janeiro (06 a 08/11, 8 horas-aula).
Introducción de la Biotecnología en Educación Secundaria. Curso para docentes en las IX Jornadas Abiertas de Tecnología, organizadas por ORT Uruguay (Montevideo, Uruguay; 15 horas-aula).
1986
Biotecnologia no Segundo Grau. Mesa Redonda no ORT São Paulo.
Participantes: O.Frota Pessoa (USP), M.A.Santini (USP), E.Aquarone (USP), B.R.Castellani (Coordenação de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Educação, SP) e M.A.Malajovich (ORT, Rio de Janeiro).
Monografias, Supervisões e trabalhos de finalização do Curso Técnico de Biotecnologia dos alunos do Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro, orientados por mim (Maria Antonia Malajovich) entre 1989 e 2015.
2015
Cultivo in vitro de pétalas de violeta africana (Saintpaulia ionantha)
Amanda Cardozo de Santa Rosa.
Cultivo in vitro de Raphanus sativus com adição de hormônios vegetais
Davi Wöhlcke Thiengo e Ester Zylbersztejn.
Cultivo in vitro de explantes de batata-doce (Ipomea batatas)
Elias Saul Mizrahi e João Rafael Assis Alderete.
Cultivo de Elodea em meios enriquecidos
João Rafael Cohen Gorodicht.
Cultivo in vitro do meristema apical de raízes de lentilha
Lucas Greenhalgh e Luiz Araripe.
2014
Mixomicetos do NEDEA
Luísa Aben-Athar M. Neves, Marina Serra Liuzzi e Vanessa Frajblat.
Extração de protoplastos de Lactuca sativa e Eruca sativa
Karina Lôbo Hajdu.
Observação da digestão enzimática de celulose mediante iodo de Gram
Julia Aguiar Carrión.
Degradação de celulose por ação de uma celulase
Gabriel Bueno e Marcelo Araripe.
Extração e caracterização de pectina de casca de banana (Musa acuminata)
Fernanda Mariath e Tamir Einhorn Salem.
Você prestou atenção?
Clara Sampaio e Natali Menajovsky.
Extração e degradação de fécula de mandioca
Ana Carolina Ramôa e Isadora Azevedo.
Extração e caracterização de uma protease bacteriana
Alexia Schuenck e Francinne Kaczurowski.
2013
O coco como matéria-prima
Allan Schechter, Ingrid Amaral e Pedro Thiengo.
2012
Formação de coacervatos
Bruno F. Leitão Almeida, Leticia Lima e Martina Davidson.
Expansão osmótica de cristais
Bruno F. Leitão Almeida, Leticia Lima e Martina Davidson.
Difusão de betacianina
Bruno Frajblat e Lidemberg Constantino Schmall Novello.
Seleção de microrganismos amilolíticos
Caroline Martins Barbosa, Daniel Teixeira Dos Santos e Rayane Da Cruz Albino.
Propiedades antissépticas da própolis
Lara Durão Souto e Luiza Barbosa Pereira.
A importância do glúten na panificação (Pretzels)
Paula Frenkel.
2011
Noções de biossegurança: o rol do papel higiênico na via de contaminação fecal-oral
Erika Barreto e Juliana Naveira.
Eletroforese: montagem de um sistema simples de baixo custo
Luciana Castilho Bokehi e Vitor Velloso Absalão.
Biodegradação de lipídios por produtos comerciais
João Isaac de Carvalho e Silva Marques e Yama Paiva Portilho Maciel.
Um modelo de fermentador
Pedro Rogério Alvarez da Silva.
2010
Inoculação de soja com rizóbios
Clarissa Araujo Costa Naveira e Silva, Ilana Cytryn dos Reis e Nathalia Araujo Costa Naveira e Silva.
Bioplásticos de gelatina
Gabriel Politzer Couto e Guilherme Fagundes Pagotto.
A biodiversidade oculta
Luiza Vetorazzo Amaral.
Um estudo sobre a biocorrosão
Matheus Esteves Ferreira.
Ensaios biológicos
Tatiana de Mora Gazale.
2009
Extração de pectina de cascas de frutas
Ana Beatriz Cantuaria da Silva, Carla Frimer e Verena Dias dos Santos.
Identificação e análise da atividade de peroxidases e catalases de raiz-forte e rabanete
Beatriz Lerer, Clara Magdalena Gomes e Juliana Wolff Salles de Oliveira.
Ação dos rizóbios no cultivo da soja
Guido Paes Vincent, Julia Iunes Monteiro e Letícia Lütke Riski.
Comportamento alimentar de Drosophila melanogaster
Lucas Dias Frota.
Um estudo de longevidade em Drosophila melanogaster
Marcos Simon Nigri.
2008
Ação antimicrobiana da própolis em Escherichia coli, Micrococcus luteus e Bacillus subtilis
Amanda Santos Ferreira, Dalton Pereira Azini, Felipe Berger, Flavia Miranda Gonçalves, João Hampshire Olsson Barbosa, Leonardo Alves Rossi, Thayze Fernanda Assis Correia, Tiago Dos Santos Domingues.
2007
Ação antimicrobiana do mel de Hyptis mutabilis EM Escherichia coli, Micrococcus luteus e Rhodotorula
Daniel Cohen, Fernanda Cruz Nunes, Fernando Beer Frenkel, Francisco Alexandre Ferreira, Giulia Politi, Kizzy de Paula Mota, Ricardo Becker Bezerra Cavalcanti.
2006
Produção de celulose de origem bacteriana
Alessandra Sor e Priscilla Ghelman.
A desinfecção do explante na cultura in vitro da couve-flor
Bárbara Moreira Bomfim e Bruna Farjun.
Estudo comportamental da territorialidade e agressão em grilos (com a co-orientação da Professora Ellen Pombal).
Daniel Esteves Franco.
Efeito da aplicação de herbicida em cultivos de soja convencional e transgênica
Gabbriella Leon Vasques De Oliveira e Paola Stephanie Fagundes Pagotto.
As lipases na germinação da mamona
Victor Cardoso e Silva Hecht.
2005
Polímeros de amido: síntese e propriedades
Adliz Da Rocha Siqueira e Leticia Protector.
Estudos calorimétricos de “junk-food”
Augusto Miranda Reis e Ilan Ejkowicz.
Ação da giberelina em plantas de girassol anãs
Camila Wielmowicki Uchoa e Érica Glasman.
Efeito da dose de algumas substâncias tóxicas em minhocas
Jaqueline Rapoport e Rayana Lopes Leibel.
2004
Utilização da coluna de Winogradsky e meios seletivos para a determinação das características do solo do CEDEA/PETRÓPOLIS
Amanda Soares De Souza, Carolina Sarquis Aiex Marini Ferreira e Francisco De Oliveira Borges Neto.
Estudo do efeito dos óleos cítricos e dos agrotóxicos na mosca Drosophila Melanogaster
Claudia Spector
Estudando a fermentação ideal: uma análise de variáveis
Eberhardt Portocarrero Gross e Marcos C.C. De Albuquerque.
Alimentos sem estrutura celular (emulsão, espuma e gel)
Flávia Gabel Guimarães.
2003
Ação da celulase
Fernanda Wajnsztajn e Mariana Leon.
Influência do sal e do álcool na ação da catalase
Pâmela Marques e Una Neves.
Bioaumentação de microrganismos degradadores de gasolina
Luisa Arueira, Marcela Carrión e Olga Rosenvald.
Inativação e ativação da catalase
Gabriel Benoliel e Leonardo Vasquez.
Indicadores de pH à base de extratos naturais
Bento Marinho, Daniel Martinez e Renato César.
2002
A sensibilidade em diferentes partes do corpo
Bruno Salama Herszage, Danielle Beckman e Thadeu Ibarra Mourão.
Ação bactericida de anti-sépticos bucais e pastas dentárias sobre o Micrococcus luteus
Aline Dos Santos Garcia Gomes e Majoy Gonçalves Couto Da Cunha.
Comparação entre dois métodos de reconhecimento de glicose
Marcio Najnudel Assayag e Gustavo Paiva Queiroz.
Cultivo de embriões de milho
Tassia Torres Furtado, Vânia Carolina Fonseca Da Silva e Vitor Soares Mann.
O efeito de inseticidas naturais em tenébrios
Amanda Tavares, Fernando Kaufman e Gabriela Deutsch.
Produção de uma linha de cosméticos
Kenya Keldani Quintão.
2001
Utilização de bioindicadores para a análise da qualidade da água no Rio dos Macacos (RJ)
Danilo R. Sarcinelli e Tiago Chagas De O. Tourinho
Física dos movimentos
André Larronda Asti e Gentil Arthur L. B. M. De Vasconcelhos.
Considerações metodológicas para a biossíntesse de celulose
Fernanda G. Miodownik, Jane Celnik e Samuel D. Moscavitch.
Extração do óleo de coco
Leonardo Kaplan.
Obtenção de fibra e papel a partir do coco
Jacqueline Karlin.
2000
Ação de anti-poluentes no derramamento de óleo: um estudo experimental
Camila Marques, Clara Maimon e Luisa Pache.
Ação da enzima lactase
Antônio Aisengart, Cláudio Miranda e Pedro Margallo.
Atividade hidrolítica de diferentes microrganismos
Rosane Abramovitch e Viviane Santos.
Ação dos raios UV sobre Saccharomyces cerevisiae
Clara Fonseca e Yvaga Poty.
1999
Ação de agentes químicos sobre as bactérias
Beatriz Figueira e Mônica Lobão.
O isolamento de actinomicetos do solo para o teste de produção de antibióticos
Roberta Garcia e Tatiana Protzenko.
A ação dos hormônios vegetais: giberelina
Diego Alvim, Gustavo Villela e Sérgio Sancovschi.
Estudo do crescimento de fungos em temperaturas diferentes
Felipe Ribeiro.
Influência de fatores ambientais e genéticos na síntese de prodigiosina pela bactéria Serratia marcecens
Mariana Lustosa, Michel Herszenhaut e Victor Margallo.
Medição da velocidade de fermentação de leveduras
Romana Câmara e Tatiana Dias.
1998
Identificação e estudos do estado ABH secretor em uma população humana
Guilherme Mendes, Leonardo Kayat e Humberto Martins.
A degradação da vitamina C
Fernanda Menda, Ilana Aizemberg e Renata Mendes.
Identificação de diversos microorganismos da lagoa Rodrigo de Freitas
Bruno Braga, Maria Matos e Paula Leite.
Purificação de uma cultura de spirulina visando futura produção de SCP
Ciro Grynberg e Coral Grimberg.
Atividade fotossintética de algas livres e imobilizadas
Flavia Ejzykowicz.
Análise da influência do canal do Jardim de Alah nas praias do Leblon e Ipanema
Eduardo Fox, Bruno Novaes e Jacques Kaufman. (Orientação do Prof. Fábio)
Monitoramento de uma população de leveduras
Leonardo Baumworcel, Marcus Miodownik e Willy Jablonka.
1997
Extração e caracterização de DNA
Candice Frankel, Fernanda Miranda e Raphael Ribeiro.
Caracterização morfo e fisiológica de espécies de Penicillium
Elisa Korenblum.
Ação da luz UV sobre os microrganismos
Carolina Voloch e Fabiana Gaspar.
Obtenção de protoplastos
Fernanda Bordalo.
A ação microbiana do “pool em-4” sobre os gases provenientes da decomposição de material orgânico protéico
André Toshio.
Produção de bebidas fermentadas
Aline Kirjner e Ilana Balassian.
Bacteriófagos T4: estimativa do título em uma cultura
Caio Yoshida e Marcel Lyra.
1996
Epidemia: um modelo experimental
Cecília Mansoldo, Daniel Schachter e Eduardo Blum.
Inibição do crescimento microbiano por extrato de alho, louro, cravo e canela
Ana Flávia Lopes, Flávia Barbosa, Leila Hsumi e Renato Faria.
Isolamento de mutantes resistentes à antibiótico
Marcelle Tendrih e Viviane Lajter.
Reciclagem e produção de papel
Daniel Herszenhaut, Mariana Juer e Nira Bessler.
1995
Cultura in vitro de raízes de ervilha
Carolina Braga, Juliana Mayrinck e Mara Pulcheri.
Reproduzindo as pteridófitas
Carlos Eric Novello.
Extração de bromelina de abacaxi
Fábio Nudelman.
Cultivo de fungos
Fábio Klainchot e Fábio Wajnberg.
Biodegradação de detergentes
Fernando Minelli e Guilherme Fabrino.
Cultivo de algas dulcícolas
Lívia Gomes e Renata Rosenfeld.
1994
Uso de indicadores biológicos vegetais e animais em toxicologia: determinação da DL50
Clarice Kirsberg e Daniele Esquenazi.
Extração de lectinas vegetais para tipificação de grupos sangüíneos
Carolina Martins e Mariana Guimarães.
Efeitos biocidas de extratos de eucaliptos
Patrick Moreno e Rafael Feldman.
Supervisões
Supervisão Pedagógica de Tassia Furtado no estágio de docência realizado no Instituto de Tecnologia ORT para a obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas, USU, 2007
Supervisão Pedagógica de Camila Marques no estágio de docência realizado no Instituto de Tecnologia ORT para a obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas, USU, 2006
Monografias
Orientação da monografia titulada “Biotecnologia no Primeiro Grau?” apresentada pela Licenciada Cristina Sid ao Curso de Especialização em Ensino de Ciências (UERJ), 1989